Angela Teixeira
2016
Esta exposição de 13 estampas foi apresentada no 9º Encontro dos Amigos da Psicologia Arquetípica, em São Paulo/ Brasil, cuja temática em 2016 foi “O Lixo Ordinário”.
É interessante observar que a conotação psíquica está diretamente ligada ao nosso cotidiano material e há muitas semelhanças em ambos os processos alquímicos: físico e psíquico.
Com estas estampas pretende-se contribuir para reflexão a respeito da presença do precioso nos nossos rejeitos, em todas as etapas dessas alquimias. Muito importante é o caráter colaborativo da natureza como pode ser observado na ação das criaturas nos manguezais, na terra, nos monturos de coisas repugnantes, repulsivas, asquerosas aglomeradas pelo ser humano ainda não suficientemente consciente sobre a sua responsabilidade em relação a aquisição e descarte de materiais durante o transcorrer da vida.
A mesma transformação da matéria física em pasta, lodo, líquido, fedor, adubo, alimento também acontece na imaginação psíquica e é importantes estar atento a verdadeira necessidade de expurgar e que sendo imperativo façamos com a reverência e o compromisso das salamandras e da fênix. Nestes dois mitos o precioso está sempre presente e é cuidado na continuidade ordinária, decomposição, repetição, calcinação, renascimento.
As estampas são feitas em nanquim e diversos outros lápis e canetas de tintas coloridas, editadas em paintbrush e corel draw.